EnglishFrenchPortugueseSpanish

5 motivos para você apostar em um marketplace de artesanato e aumentar suas vendas online

88 / 100

Você sabe o que é um Marketplace de artesanato ou de Nicho? Esse modelo de comércio digital não é novidade, inclusive, muitas das grandes empresas que hoje fazem sucesso no mundo digital começaram assim. Agora, com o aumento do consumo online, os negócios que investem nessas plataformas têm crescido cada vez mais.

Com o crescimento das compras online no período de isolamento social, a estratégia para muitas empresas foi digitalizar de vez suas operações comerciais. Assim, o número de Marketplaces e o volume de anunciantes nessas plataformas aumentou bastante desde março do ano passado. Com efeito, esses shopping virtuais foram responsáveis por 78% do faturamento do mercado digital entre março e julho de 2020.

No entanto, mesmo com o crescimento, muitos empreendedores não conquistaram os resultados esperados, pois competir com grandes empresas, já estabelecidas no ambiente digital, pode ser difícil. Além disso, o grande volume de mercadorias presente nos marketplaces tradicionais – como o Mercado Livre e a Amazon -, pode dificultar a visibilidade de milhares de outros produtos. 

Nesse sentido, o Marketplace de nicho pode ser a solução ideal para suas vendas. Acompanhe a leitura e entenda exatamente o que é um marketplace de nicho e quais as vantagens de fazer parte de um.

O que é um Marketplace?

Antes de mais nada, é importante explicar o que é um marketplace. O marketplace é um modelo de negócio que funciona como um shopping center virtual, já que reúne diversas lojas em um só lugar, facilitando a busca do consumidor.

Empresas mundialmente famosas investiram nesse modelo de negócio, como o Mercado Livre, a OLX e as Americanas, por exemplo.

Em outras palavras, é um e-commerce, mediado por uma empresa, no qual diversas marcas/lojas se inscrevem e vendem seus produtos. O cliente acessa esse e-commerce e pode escolher entre vários fornecedores.

Marketplace de artesanato: por que escolher uma plataforma de nicho

O Marketplace de nicho é uma plataforma que reúne produtos e serviços de diferentes marcas e profissionais. Ao contrário das plataformas tradicionais, esse modelo trabalha a partir da segmentação de mercados – ou seja, esse tipo de marketplace só vende produtos de um segmento de mercado específico.

Por isso, é muito melhor para as marcas dentro de um determinado segmento estarem nesses espaços. Afinal, embora o tráfego possa ser menor nessas plataformas se compararmos às gigantes como a Amazon, é muito mais provável que seu real e potencial consumidor te encontre em uma plataforma de nicho.

Um bom exemplo de marketplace de nicho é o Kindle, que reúne milhares de e-books de diferentes escritores. Inclusive, se você olhar o top 20 dos mais vendidos, vai ver que a maioria dos autores são desconhecidos. Assim, ao invés de pensar em estratégias de vendas para um público amplo, seu produto precisa atrair apenas o público-alvo, que já está no site.

O marketplace da Peregrina é voltado para artesãos, produtores independentes e marcas sustentáveis, com o intuito de estimular o consumo consciente. Nossa plataforma já conta com diversas marcas, que compartilham de públicos com vários pontos em comum. Assim, o ingresso em nosso marketplace de nicho oferece às marcas uma grande possibilidade de direcionar consumidores de outras lojas para seus produtos.

Conheça, agora, as principais vantagens de ingressar em um marketplace de nicho.

Quais as vantagens para as marcas de ingressarem em um marketplace de artesanato?

Ainda que tenha sido catalisado pela pandemia, os marketplaces já vinham apresentando seu potencial graças às vantagens desse modelo de negócio para todos os envolvidos. Os clientes têm optado por marketplaces de nicho uma vez que essas plataformas fazem uma curadoria dos produtos ou serviços oferecidos, reunindo diversas opções daquele universo em um só lugar.

As marcas, por outro lado, encontram uma série de vantagens ao ingressar em um marketplace de nicho. Acompanhe a leitura e confira os 5 principais motivos para você apostar em um marketplace de artesanatos.

1) Custos menores

Como já abordamos, o marketplace de nicho oferece maior probabilidade de conversão do tráfego em vendas. Com isso, o investimento em marketing direcionado às vendas nessas plataformas é bem menor. Além disso, é possível diminuir os custos de várias operações. A depender do contrato, várias ações ficam por conta da plataforma ou têm seus custos divididos entre as marcas participantes, como atrair potenciais clientes para o marketplace, por exemplo. No caso da Peregrina, que tem como intuito facilitar ao máximo a entrada de novas marcas durante esse cenário pandêmico, o valor de ingresso corresponde a mensalidades de R$10,00 sem comissionamento para o primeiro ano!

2) Otimização dos processos

Outra vantagem do Marketplace de Nicho é em relação às estratégias de venda, como o monitoramento da concorrência. Uma vez que não há milhares de produtos de diferentes segmentos, é muito mais fácil analisar o mercado no qual a marca está inserida e comparar o desempenho de seus produtos com os concorrentes. 

Com isso, os gestores da marca conseguem pensar em otimizações dos processos a partir de métricas mais precisas. A presença em um marketplace de nicho consiste, portanto, em mais do que apresentar um bom anúncio, pois fornece números comparativos reais que permitem à marca aprimorar tanto os produtos quanto a linha de produção.

3) Experiência de compra

Embora não sejam todos, alguns marketplaces de nicho fazem uma curadoria de produtos antes de disponibilizar uma vitrine para as marcas. Assim, antes de serem aceitas, as lojas são analisadas quanto à qualidade do produto, segurança da compra e atendimento ao consumidor.

Consequentemente, esses canais transparecem mais confiança ao cliente por serem especializados na categoria de produtos que ele procura. Além disso, a experiência de compra costuma ser mais eficiente e agradável, graças à segmentação e limitação de categorias.

4) Diversificação de clientes

Dentro de um marketplace, seu trabalho ganha a atenção de novos consumidores graças ao fluxo de visitas da plataforma. Nos canais de nicho, então, a possibilidade de converter o tráfego em vendas é ainda maior.

Uma vez que os produtos são do mesmo segmento, sua marca pode conquistar clientes que foram atraídos por outra loja, diminuindo os custos de divulgação. 

5) JuntXs somos mais fortes

O comércio eletrônico apresenta um enorme potencial de atuar em prol do consumo consciente. Prova disso é o movimento “Compre do Pequeno”, que tomou conta das redes sociais, especialmente após o início da pandemia.

Quem acompanha a Peregrina há mais tempo sabe que nosso marketplace surgiu como uma ação para fortalecer artesãos e pequenos empreendimentos. A união de todos nós, que estamos inseridos no nicho de artesanato e consumo consciente, é fundamental para valorizar negócios locais do Brasil e do mundo.

Quer fazer parte desse projeto? Acompanhe a leitura e entenda como funciona nosso comércio digital.

Marketplace ou e-commerce: qual o mais vantajoso?

Você conhece as diferenças entre e-commerce e marketplace? Muitos empreendedores acreditam que as duas modalidades funcionam de modo similar. Com isso, eles acabam optando por uma delas sem considerar, de fato, as reais características e os resultados potenciais que cada uma oferece.

Tanto o e-commerce quanto o marketplace podem gerar o aumento das vendas, independentemente do porte da empresa e do setor de atuação. Na verdade, o grande diferencial dos dois modelos de comércio está no modo com que cada um alcança esse objetivo.

Diferenças entre e-commerce e marketplace

O e-commerce, por um lado, é como se fosse a “casinha” online de uma marca, onde toda a gestão fica por conta do lojista. Assim, ele deve gerenciar todos os processos – desde a produção e divulgação até a finalização da compra e entrega do produto – para garantir uma boa experiência de consumo. Com isso, a loja virtual é uma ótima estratégia para aumentar a taxa de fidelização dos clientes.

O marketplace, por sua vez, é um espaço que um lojista aluga em um shopping virtual, que oferece a chance de expansão para outros públicos. Por exemplo, uma marca de absorvente feminino pode ser encontrada por consumidores de uma loja de cosméticos naturais presentes no mesmo marketplace.

Além disso, diversos custos operacionais são divididos entre as marcas anunciantes, o que diminui os gastos para manutenção de cada vitrine. No marketplace da Peregrina, o valor da taxa anual é utilizado para custear diversas operações e recursos, como anúncios, ferramentas de segurança e as taxas cobradas pelas operadoras de cartão.

Percebeu as diferenças entre as duas modalidades de comércio eletrônico? Uma vez que as vantagens oferecidas por cada uma são diferentes, a escolha por um e-commerce não exclui a possibilidade de também estar presente em um marketplace. Na verdade, isso aumenta ainda mais as chances da sua marca atrair novos públicos.

Marketplace da Peregrina

Nosso Marketplace foi criado com o intuito de reunir artesãs, artesãos, artistas e empreendedores independentes de todo o planeta em um movimento de valorização do trabalho artesanal, das culturas dos produtores e para o fortalecimento de pequenos negócios.

Se você deseja ampliar o alcance da sua marca e, de quebra, contribuir para a difusão de múltiplas identidades por meio do artesanato, acompanhe a leitura e confira como funciona nosso marketplace de nicho para produtos artesanais. 

Para começar

O primeiro passo para vender no nosso Marketplace é passar pelo nosso time de curadoria. Antes de mais nada, envie um email para peregrinabrand@gmail.com com o título: quero ganhar o Mundo com a Peregrina.

Caso sua marca seja aprovada, enviaremos as instruções para o seu cadastro em nosso site.

Qual o custo?

Para vender na Peregrina há uma taxa anual de R$120 (o equivalente a DEZ REAIS POR MÊS). O valor é utilizado no pagamento de custos operacionais, como a taxa administrativa da operação, recursos de mídia online, anúncios, ferramentas de segurança, taxas cobradas por operadoras de cartão, entre outros. Neste primeiro ano de funcionamento, não cobramos nenhum tipo de comissão sobre as vendas. Para isso, é preciso escolher o plano Peregrina Ganha o Mundo. Os outros planos são para artesãos já consolidados no mercado que queiram contribuir com o projeto oferecendo o comissionamento.

Agora você conhece todas as vantagens de estar em um marketplace de nicho. Ainda tem dúvidas? Entre em contato por meio do nosso e-mail peregrinabrand@gmail.com ou por whatsapp 3299981-2616.

 

 

Deixe um comentário