A ideia de fonte da juventude nunca fez tanto sentido até o privilégio da visita a um cenote, no México.
Exatamente: fonte da juventude. É essa a sensação após um mergulho em uma das inúmeras cavernas marinhas encontradas na Península de Yucatán, no México. Esses lugares paradisíacos chamados cenotes são nada mais que poços naturais, abaixo da superfície.
São excelentes nadar, praticar snorkeling, mergulhar e esquecer do mundo!
Tive a oportunidade de visitar dois deles e, sinceramente? Pensei que lugares como esses só existissem na Discovery Channel. PERFEIÇÃO define bem. FASCINANTE define ainda melhor.
As fotos não são profissionais, mas dá pra ter uma ideia boa do que estou falando.
Cenote dos Ojos está localizado ao sul de Tulum, na costa do Caribe.O nome vem da palavra maia dz’onot, que significa “caverna com depósito de água”.Dos Ojos ou Dois Olhos, em português, leva esse nome porque é constituído de dois cenotes circulares.A água é cristalina e, caso você não tenha um snorkel, sempre há lugares próximos que alugam.Cenas do filme ‘Journey Into Amazing Caves’ foram gravadas nessas águas!Os cenotes são, geralmente, mais largos que profundos e suas águas, revitalizantes.Este é o fantástico Cenote Xkekén, localizado na cidade arqueológica de Chichén ItzáO sol atravessa uma pequena entrada na parte superior da caverna, iluminando seu interior.Reza a lenda que um camponês, ao procurar seu leitãozinho que por ali caíra, descobriu o cenote. O nome X’kekén significa “cerdo” em Maia.