Guia para uso de hashtags no Instagram

Como escolher hashtags para seus posts no Instagram e alcançar mais resultados.

Incluir Hashtags nos seus posts do Instagram pode ter muita diferença no seu alcance e no engajamento do seu público com a sua marca. Isso porque as hashtags (combinação de letras, números e emojis que precedem o símbolo #) foram feitas para categorizar os conteúdos e os fazer “encontráveis”.

No Instagram, qualquer um clique em uma hashtag será direcionado para uma série de posts marcados com a mesma hashtag. O alcance do seu post em uma página de hashtags depende de alguns fatores:

– O onde ela é utilizada;
– O quão popular é o seu post (ele já tem muitas curtidas e comentários?);
– Quando você compartilhou esse post;
– A força da sua audiência.

Quanto maior o alcance do seu post a partir desta hashtag, melhor será a sua busca por pessoas que ainda não estejam te seguindo. Este guia vai te ajudar a atrair mais seguidores, a conquistar mais curtidas e melhorar seu engajamento.

Você sabia que as pessoas podem seguir hashtags, né?

Isso significa que seu conteúdo pode ser visto em feeds de usuários que não te seguem. E se você está compartilhando um bom conteúdo e marcando hashtags relevantes, muitos deles podem começar a te seguir.

instagram hashtag

Utilizar hashtags irrelevantes ou as mesmas repetidamente é uma péssima ideia

Quando um usuário segue uma hashtag e vê algo que ele não gosta, ele pode selecionar não mostrar mais essa hashtag. Isso ajuda a mostrar ao Instagram qual conteúdo o usuário quer ver. Se isso acontecer uma vez, não tem o menor problema. Mas se muitos dos seus posts forem marcados com essa opção é possível que sua foto apareça cada vez menos.

Utilizar as mesmas hashtags para todos os seus posts também não é funcional. Essa informação está no próprio Guia do Instagram .

Sempre que você criar um post, utilize somente hashtags que façam sentido. Assim, há mais possibilidades de pessoas que se interessam por um dos seus temas interagirem com ele, ou seja, não é sobre ser atendido por muitas pessoas, mas, sim, pelas pessoas certas.

Se você já tem um perfil comercial no Instagram, terá acesso a informação sobre quantas impressões você recebeu com a hashtag. Basta selecionar a postagem que você deseja analisar e tocar em “visualizar”, em baixo e à esquerda do post. Depois, deslize para ver todas as informações da postagem, incluindo o número de impressões da hashtag. 

 

Com isso, você pode descobrir quais hashtags são mais eficazes para melhorar seu alcance.

Você também pode utilizar hashtags no Stories do Instagram

As páginas de hashtags têm um ícone do Instagram Story no canto superior esquerdo. Clique e veja toda a coleção de Stories postados com essa hashtag por meios públicos. Caso seu post vá para esse “Hashtag Story”, sua marca será exposta a uma audiência enorme.

Para adicionar hashtag no seu Story, você pode usar o adesivo da hashtag e alterar o texto, ou simplesmente usar a ferramenta de texto com a #. Você pode usar até 10 hashtags em uma história, mas tome cuidado para não confundir seu conteúdo. Você pode reduzir suas hashtags ou até mesmo escondê-las atrás de um emoji, adesivo ou GIF.

Você pode adicionar links de hashtag em sua biografia do Instagram

Quando um usuário tocar, ele será direcionado para uma página da hashtag para segui-lo. Para empresas com hashtags de marca populares, é uma maneira excelente de estimular o envolvimento ou coletar o conteúdo gerado pelo usuário.

Você pode usar até 30 hashtags em um post normal e até 10 hashtags em uma história. Se você usar mais, seu comentário ou legenda não são publicados.

Como encontrar as melhores hashtags do Instagram para sua marca?

As hashtags que você deseja usar dependerão do espaço em que sua empresa atua. Você pode usar as mais populares e aumentar as suas impressões, incluindo o hashtags mais específicas. Em uma foto de um destino de viagem, marque-a com hashtags de um local relevantes, como uma hashtag com a marca do hotel, por exemplo.

Como você descobre quais hashtags seu público já está seguindo? 

Confira quais hashtags seus concorrentes estão usando. Talvez você descubra novas hashtags para usar no seu repertório. Você pode decidir que não quer competir com os mesmos olhos, e, nesse caso, você pode procurar hashtags alternativas para usar.

Use hashtags que pessoas influentes ao seu setor estão usando.

Essas pessoas já estão saindo bem com seu público, então por que não aprender com os melhores?

Use a função de pesquisa do Instagram

Digite uma palavra-chave que seja relevante para sua marca  na barra de pesquisa do Instagram e, em seguida, selecione a guia “Tags”. O Instagram fornece uma lista de todas as hashtags com essa palavra-chave, além de várias postagens marcadas com ela.

Um grande número pode significar que muitas pessoas seguindo essa hashtag, mas também é possível que haja uma grande quantidade de conteúdo e suas postagens podem ser perder. Experimente uma combinação de hashtags populares e de nicho para encontrar o ponto ideal da sua marca. Considere as hashtags relacionadas.

Em qualquer página de hashtag, logo acima dos guias “Principal” e “Recentes”, você tem uma lista de hashtags relacionadas que podem ser percorridas para a esquerda. Essa é uma ótima maneira de encontrar hashtags que podem ser um pouco mais específicas. E isso significa um público ainda mais direcionado com pouco interesse para competir.

Uma página hashtag #Travel do Instagram que mostra hashtags relacionadas #travelphoto e #tourism

Olhe para os seus posts de maior sucesso 

Navegue pelas postagens que estão com uma hashtag com a qual você já está com sucesso. Você vê uma tendência de outras hashtags comuns que poderiam ser incluídas em posts futuros?

Quando se trata de escolher hashtags no Instagram, use as hashtags relevantes para sua marca, indústria e público.

#Love é uma das hashtags mais populares no Instagram, marcada em mais de 1,3 bilhão de posts. Mas a sua empresa não é capaz de mostrar os seguidores da hashtag se você está vendo uma foto de sua sala de reuniões entediante.

Novamente, se você marcar suas fotos com hashtags populares, mas não relacionadas, poderá ser relacionado como spammer.

11 Dicas e truques da hashtag do Instagram

Agora, vamos apresentar algumas estratégias para ajudar seus resultados no Instagram com as hashtags

1.Não use hashtags irrelevantes

Encher hashtags irrelevantes em posts é um comportamento de spam. Isso pode incomodar as pessoas que seguem essas hashtagas e elas provavelmente dirão ao Instagram para “Não mostrar esta hashtag”.

 

Hashtags devem ser usadas ​​estrategicamente. Você só aumentará o engajamento se der ao público o que ele procura, ou seja, conteúdo de qualidade que atenda aos interesses deles. 

2.Use uma certa quantidade de hashtags

Segundo uma análise do TrackMaven, posts com nove hashtags recebem o maior engajamento.

Gráfico e dados que comparam o número de hashtag usado eo engajamento médio por postagem. Clique para acessar a fonte.

 

Mas isso não significa que você deve marcar todas as postagens com muitas hashtags. Mais uma vez, eles devem ser relevantes para o conteúdo. Usar uma hashtag popular como #followmeback pode atrair alguns novos seguidores, mas eles provavelmente serão do tipo errado – spammers ou pessoas que desejam inflar sua própria contagem de seguidores. Essas pessoas não se envolverão com sua marca.

O conteúdo de suas postagens deve dizer o quê e quantas hashtags você usa.

3.Use hashtags específicas ou de nicho

Quanto mais específica for a hashtag, mais segmentado será o seu público-alvo. E um público-alvo significa uma chance maior de engajamento de qualidade.

Se você está atrás dos amantes da Volkswagen, por exemplo, a hashtag #vwvan o colocará na frente de uma audiência de conversão mais alta do que algo mais amplo como #van. (Mas certifique-se de que sua foto é na verdade uma van da Volkswagen.)

4.Não confie inteiramente em hashtags populares

Desde que sejam relevantes para a postagem e usadas com equilíbrio, as hashtags populares podem ajudar a expandir seu alcance sem que você pareça desesperado ou com um spam.

Listamos algumas das hashtags mais populares no final deste artigo, com dicas sobre como usá-las com responsabilidade.

5.Certifique-se de a que hashtag significa o que você acha que significa

Você não quer inadvertidamente anexar sua marca a uma campanha raivosa ou nefasta. Quando você combina duas ou três palavras juntas, isso soletra outra coisa?

A hastag “sextou”, por exemplo, famosa no Brasil, foi detectada na gringa como “sex to you” e algumas contas sofreram penalização.

Antes de usar qualquer hashtag, não deixe de navegar pela página de hashtags para garantir que o conteúdo associado seja apropriado.

6.Salve hashtags para uso futuro

Se você costuma usar as mesmas hashtags para cada postagem, pode salvá-las em uma nota para economizar tempo. (Nota: use este truque com moderação. Lembre-se, toda hashtag que você colocar em um post deve se encaixar no conteúdo e não deve ser muito repetitiva.)

7.Ocultar hashtags

Não desorganize seu conteúdo. Mantenha o leitor focado no que é importante: sua legenda atraente. Para isso, deixe para postar as hashtags nos comentários do seu post ou, se preferir, na tela da legenda, clique em “enter”, utilize algum sinal de pontuação, “enter” novamente e insira a legenda.

8.Adicione uma hashtag a uma postagem que você já publicou

Não tem problema se você publicou sem hashtags, você pode fazer isso depois, editando a legenda ou incluindo as hashtags nos comentários.

9.Considere o uso de hashtags de marca

Uma hashtag de marca é exclusiva da sua empresa ou campanha. Pode ser tão simples quanto o nome da empresa, o slogan ou o nome de um de seus produtos.

Se você estiver executando uma campanha no Instagram, ter uma hashtag de marca ajudará a impulsionar a participação e o engajamento. Ele também organizará todas as postagens marcadas com ela em uma página de hashtag. Isso é útil se você estiver usando a hashtag para coletar inscrições para uma promoção ou concurso.

Ou você pode usar hashtags de marca para simplesmente promover sua empresa – as pessoas, os ganhos e a cultura.

10.Mantenha suas hashtags de marca curtas e fáceis de lembrar

Dessa forma, seus fãs e clientes podem lembrar facilmente. Você quer ser específico, mas algo como #SanFranciscoLuxuryCarEntusiastas de um show de carros de alto nível não pegará porque tem muitos caracteres. “#SFCarLovers” faz mais sentido neste caso.

11.Experimente as hashtags emoji

Além de números e letras, os emojis podem ser incluídos em hashtags (espaços e caracteres especiais, como% ou $, não funcionam). Esses ícones animados chamam a atenção e, como podem substituir palavras inteiras, manterão suas hashtags curtas.

Hashtags populares do Instagram

Não importa quão popular eles sejam, você deve evitar hashtags que descaradamente solicitam curtidas e seguidores – # followme, # like4like, # follow4follow, #tagsforlikes, etc. O uso desses recursos atrairá bots, spammers e outros usuários que não têm intenção de participar com você de qualquer maneira significativa. Eles também mostram aos seus seguidores que sua marca está certa em se envolver em comportamentos de spam. E isso não é bem visto.

Mas, novamente, isso não significa que você deva ignorar todas as hashtags populares.

Marcado em mais de 428 milhões de posts, o #TBT (Throwback Thursday) é uma das hashtags mais usadas no Instagram e uma oportunidade perfeita de marketing nostálgico. Se sua marca já tem história, use #TBT para compartilhá-la. Se sua marca for mais recente, você poderá usar a hashtag para conhecer o histórico de seus produtos ou setor.

Aqui estão algumas hashtags mais universais e populares que sua marca pode considerar usar – mas com equilíbrio:

#instagood: use isso nas fotos de que você mais se orgulha.

#photooftheday: também reservado para o seu melhor trabalho. Há uma conta @photooftheday associada do Instagram que seleciona uma foto “vencedora” com a hashtag por dia e a compartilha com seus mais de 269.000 seguidores.

#picoftheday: o mesmo conceito acima.

#instagrammers: popular entre os influenciadores do Instagram e outros usuários avançados.

#igers: forma abreviada de #instagrammers.

#instamood: destinado a ser usado em fotos que refletem o humor do editor. Normalmente, as postagens #instamood não são de pessoas, mas de cenário. Então, se a sua marca está comemorando uma grande vitória, você pode postar uma foto de uma exibição de fogos de artifício.

#FBF ou #FlashbackFriday: porque um dia por semana dedicado à nostalgia não é suficiente. O conceito é o mesmo que #TBT, embora a tag de sexta-feira não seja tão popular.

#TBT (e #ThrowbackThursday, a versão mais usada com menos frequência): como mencionado acima, tudo sobre marketing de nostalgia.

#ManicMonday: use em postagens que ilustrem sua semana movimentada ou a cultura ‘fora da caixa’ de sua empresa.

#WisdomWednesday: publique um conselho de citação ou peça que seu público-alvo achará útil.

#FridayFunday: uma chance de humanizar sua marca e entreter sua audiência com algum conteúdo mais leve.

#NoFilter: para puristas da fotografia. Use em postagens para as quais você não aplicou um filtro.

#selfie: auto-explicativo. Como um profissional de marketing de mídia social, você pode usar essa hashtag quando estiver representando sua marca em um evento do setor.

#regram: use isso ao republicar uma foto da conta de outra pessoa para a sua. Faça disso parte de sua estratégia de conteúdo gerada pelo usuário.

#contest, #giveaway, #sweepstakes, etc: use-os se quiser dar algo a concorrentes de tempo integral. Espero que o vencedor compartilhe seu prêmio e promova sua marca com seu público. 

Existem, é claro, hashtags populares do Instagram para cada indústria. Faça uma boa pesquisa de mercado e mantenha-se conectado!

Artigo traduzido do site Hootsuite.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: