As musas da mitologia grega

Quem nunca se sentiu limitado na própria profissão? Não importa muito a área de atuação, mas quando se tem uma personalidade na qual a criatividade é uma força motriz, é melhor não ficar dentro da caixa por muito tempo.


Orçamento, método construtivo, opinião de cliente, da construtora, do patrão, leis municipais, leis naturais da física… Foram essas ‘paredes’ que começaram a oprimir a liberdade criativa e a própria identidade (quem se identifica?) do arquiteto Henrique Gonçalves.

Ao invés de aceitar o convite de um processo de estafa que estava pra começar, lançou a si mesmo o desafio de fazer um desenho diário. “Precisava de algo que fosse somente controlado por mim. Como não tenho muita disciplina, tornei o projeto público em redes sociais, para criar um compromisso”, conta.

Já faz tempo que eu acompanho o trabalho do Henrique nas redes sociais e confesso que não sou daquelas loucas por arte (até acho que isso me traria um charme intelectual, mas não vou forçar a barra).

O que me chamava atenção, além da técnica e da habilidade nos traços é que a maioria dos desenhos instigava minha imaginação – não raro criava uma história por trás deles, de seus personagens (uma mania, uma válvula de escape minha).

Até que ele começou a postar, uma a uma, as 9 musas da mitologia grega. Ele conta melhor: “filhas de Zeus e inspiradoras da humanidade nas 9 formas de arte conhecidas na Grécia Antiga. Tentei imaginá-las com uma roupagem mais contemporânea, com traços oriundos de diferentes etnias, roubados de atrizes, modelos e pessoas que eu conheço, sem avisá-las, claro”.

Nem preciso explicar muito a identificação que rolou dessa série com meu trabalho na Peregrina, né? E não é que nossa modelo virou uma musa inspiradora?

 

musa-8-polyhyminia
Carol Aquino inspirou a criação de Polyhyminia.Clique na imagem para ver a foto original.

As outras musas você confere na sequência.

musa-6-melpomene

Melpomene

musa-7-terpsicore

Terpsicore

musa-9-urania

Urania

musa-1-talia

Tália

musa-2-kleio

Kleio

musa-3-erato

Erato

musa-5-caliope

Calíope

musa-4-urania

Euterpe

O trabalho é feito com papel ofício A4 e canetas unipin ou Staedtler. “Como as vezes estou viajando ou fora de casa decidi trabalhar com materiais leves, baratos e fáceis de encontrar em qualquer lugar”.

 

Quem quiser ver mais do trabalho do Henrique, é só seguir no Instagram -> @henriq_arq

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s