Happy Diwali

Um pouquinho do maravilhoso Festival das Luzes em Jaipur

O clima em Jaipur já está bem mais gostoso. Ao invés do calor escaldante de junho, foi a brisa fresca de outubro que deu as boas vindas ao Diwali – o Festival das Luzes. Era pra ser minha última semana na Índia, mas acabo de trocar minhas passagens e o clima desse feriado me fez sentir ainda mais em casa.

O Diwali é uma festa religiosa hindu (e também celebrada pelos sikhs, jains e budistas) e, de muitas formas, se assemelha muito com o nosso Natal. As pessoas estreiam roupas novas, colocam pisca-pisca do lado de fora de suas casas, as famílias fazem suas orações e tem muito foguete! É muito bonito! São cerca de 5 dias de celebração (depende de onde vieram as tradições).

Antes de mais nada, é preciso limpar a casa. O ritual é uma forma de se livrar de tudo o que é desnecessário e o legal de morar com amigos indianos é que você realmente vivencia o espírito da coisa. A entrada da casa ficou toda colorida com o desenhos tradicionais e da nossa sacada, dava pra ver a cidade inteira iluminada. Lindo lindo!

A gente não quis fazer feio e nos vestimos como a manda a ocasião: meninas de saree e meninos de kurta. Em uma das noites, fomos convidados para celebrar na casa de uma família RYCAH! E aqui na Índia é assim: um dia você tá toda melada num trem fuleiro, no outro tá bebericando os drinks mais caros na mesma festa que tem o embaixador do Congo como convidado. Noite digna de uma cobertura da CARAS! Só faltou a Veveta!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s