Casamento hindu

Minha experiência no evento mais importante para as famílias indianas. 

Música tema

É batata! Cerca de 97,58% dos estrangeiros que chegam para passar uma temporada no país ficam alucinados quando o assunto é casamento indiano. Também, pudera! O evento mais importante e esperado pelas famílias tem fama internacional – não só pela beleza das festas, mas pela quantia desprendida para tal ritual.

casamento indiano (78) casamento indiano (23)Se do nosso lado do planeta, a gente sonha, sim/não/talvez, em casar e ter filhos, conciliar com um doutorado ou aquela viagem dos sonhos, academia, cursos, emprego, abrir uma empresa, manter a forma, bla bla bla bla, aqui o caminho é mais direto: casar, ter filhos e morar com a família do noivo. É óbvio, gente, que para toda regra existe exceção – essa mentalidade tem mudado nos principais centros urbanos, mas naquele andar preguiçoso da carruagem. As meninas mais “pra frentex”, por exemplo, tem que lutar pela aceitação dos pais (e posteriormente do marido) se quiserem sair do país ou estudar e trabalhar.

casamento indiano (6)

Reparem que fomos a um casamento duplo! (já economiza um cadim né?)

Mas voltando ao casamento, fiquei me achando porque logo no meu segundo mês, fui convidada para uma cerimônia. Assim, meio tímida, perguntei se poderia levar alguma amiga pra que eu não sozinha, né… E a resposta foi: leve quantos amigos vocês quiser! Pois bem, tratamos de arrumar nossas vestes (só pra fazer graça, porque você pode ir até de calça jeans) e convencer o taxista de que ele deveria levar 6 cabeças em seu carro.

casamento indiano (79)

casamento indiano (40)

Quanta finesse! Os casamento são perfeito pra provar todos os quitutes tradicionais da culinária indiana! A gente que quase não gosta de mascar…fez a festa!

Não existe definição mais apropriada que FESTA para um casamento indiano. Muita gente, muita música, muita comida, criançada correndo…Até que TODO MUNDO PARA pra observar a firangada estrangeira. Eu, achando que estava A-BAFANDO fui descobrir, alguns dias depois, que eu estava era com meu saree muito curto – deveria tampar os meus pés. Mas gente, tava caindo da minha cintura aquela panaiada enrolada…E o medo de mostrar as vergonhas?

casamento indiano (67)

casamento indiano (72)

Chapati gostoso é chapati feito na hora…

casamento indiano (64)

casamento indiano (65)

Enfim, a entrada da noiva, não diferente das nossas cerimônias, é o ponto alto. Ela é conduzida em uma estrutura similar a essas que carregam santos nas procissões cristãs e atravessa todo o espaço do evento. Traje reluzente, braços cobertos por mehendi (tatuagem indiana) e joias e um piercieng de argola de todo o tamanho no nariz: noiva perfeita!

Por alguns minutos, assistindo à cerimônia, eu e uma amiga começamos a velha discussão: será que eles serão felizes com esse casamento arranjado? Ela podia jurar que não. No meu entendimento, é uma concepção diferente de amor. A forma como eles encaram o casamento arranjado tem mais a ver com a descoberta, e, principalmente, a disposição de amar e viver para aquele relacionamento. Se os dois lados estão ok com a escolha, tudo bem. O grande problema é quando o casamento é uma imposição da família contra a vontade dos noivos, principalmente se um deles amar outra pessoa. Aí é sofrido!

Os casamentos por amor são uma grande responsabilidade para os enamorados, quando a família até aceita, mas não é totalmente a favor. A coisa tem que dar certo, senão, você não tem apoio nenhum pra voltar pra casa da mamãe 😦

casamento indiano (29)

Mesmo sabendo que era arranjado, ainda achei emocionante. Eles ali, juntinhos sem muita intimidade, ela segurava na mão dele mais forte sempre que ficava mais tímida com os aplausos e gritos dos convidados. Foi bonito!

É sempre importante frisar que todos exemplos que dou aqui são a partir das conversas e experiências que EU tive nesse país. Pra tudo tem variação. Estou somente compartilhando um pouco do que vi. Espero que gostem 🙂

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s