Rolé em Pushkar

Uma mescla de atmosfera comercial e espiritual atrai peregrinos e turistas da Índia e do mundo.

A 142 Km de Jaipur, onde vivo, está Pushkar, uma cidadezinha com cerca de 14 mil habitantes que figura entre os 5 lugares sagrados para os hindus mais devotos, somando lagos e 400 templos. O nome da cidade – Pushpa (flor) e Kar (mão) – tem uma derivação interessante: reza a lenda que seus lagos foram formados a partir da pétalas que caíram das mãos do Criador Brahma.

Se a ideia é só turistar, uma tarde é suficiente para percorrer as ruas e seus bazares (que oferecem mil opções em compras) e os pontos turísticos. Entre os mais importantes, estão o Brahma Temple e o Lago de Pushkar, nos quais você precisa tirar os sapatos logo na entrada – como é de costume em muitos lugares sagrados por aqui.

IMG_0755 IMG_0757

IMG_0800

São 52 ghats sagradas, nos quais peregrinos hindus se banham para lavar seus pecados e garantirem um lugarzinho no céu. Além dos fiéis, você vai dar de cara com muita gente dando braçadas no lago. É estranho pra gente que veio lá do outro lado do mundo, principalmente porque o lugar não sugere muito a ideia de limpeza.

 

IMG_0769 IMG_0770 IMG_0771 IMG_0772 IMG_0774 IMG_0775 IMG_0783

O Templo de Brahma é um dos poucos no país dedicados à divindade, que segundo o mito, foi amaldiçoado pela esposa Savitri quando, em sua ausência, ele convidou uma moça de outra tribo para substituí-la em um ritual importante. Há também a versão de que Savitri não foi parceira e se negou a participar do ritual. Aí fica difícil opinar no fuxico divino…

IMG_0765

Fotos são proibidas, mas tem gente que acha bonito infringir as leis… Aí já viu, né… Consegue uns registros tipo esse (perdão, Brahma!).

IMG_0767

IMG_0768


Na entrada do templo, flores e doces para oferendar ao deus.

IMG_0834

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s