Tô malandra

7 coisas que eu sei aos 27 e não sabia aos 17

Há menos de uma semana de completar meus 28 anos, tenho pensado muito em todas as mudanças que a matur(idade) implica na minha vida e na vida das pessoas. Enquanto nos meus 17 (muito bons, por sinal) eu estava mais para living la vida loca, hoje tneho uma postura menos efusiva, salvo, claro, algumas exceções de quando a pessoa está mais “alta” – afinal, não sou 8 nem 80. Listei 7 mudanças, que talvez vocês também se identifiquem.

1965034_10203519084966079_118757298_n

1 – Época boa é  agora
Lembro DEMAIS de quando eu era criança e sempre tinha uma amiga da minha mãe ou do meu pai pra apontar pra mim e dizer: “nossa, ela já tá uma moça né…essa época que é boa, ah meus tempos”. Gente, que isso! A única época que pode ser boa é AGORA, independente da idade que você tenha. Eu morria de medo de envelhecer justamente porque via as pessoas exaltarem tanto a adolescência, que ficava imaginando o quanto a vida era chata após essa fase. Que nada! Ser adulto é o maior barato! Não tenho hora pra voltar pra casa, faço o que quero com o meu próprio dinheiro, viajo sozinha, me descubro e me amo cada vez mais! Mesmo que a lei da gravidade exista, a gente pode e deve ser como o vinho – melhorar com o tempo – e estou falando de corpo, mente e alma!

2 – Qualquer paixão (não) me diverte (mais)
Sempre fui dada (façam suas piadinhas), topava qualquer parada. E, sim, me diverti muito e isso não é pecado. Mas hoje… escolho muito. Para alguns, eu fiquei velha, para outros, chata e para mim, fiquei foi seletiva mesmo. Finalmente, aquele discurso que “qualidade é melhor que quantidade”, deixou de ser da boca pra fora. Ok, ainda gosto do babado, mas não preciso ter dezenas ao meu lado até porque ninguém pode ser amigo de todo mundo. Só preciso daqueles poucos e bons.

3 – Amor próprio
Outra coisa que deixou de ser apenas uma frase vagando nas conversas entre amigas e se tornou realidade. Não é assim fácil como parece ser. Às vezes é preciso tomar bastante porrada pra você entender que a pessoa mais importante da sua vida é você! Esse item tem muito a ver com o anterior, porque você já não aceita mais qualquer coisa e aprende que um “não” para o outro, muitas vezes é um “sim” pra você mesmo.

4 – Adulto não sabe de nada
Que desilusão! Quando criança, os adultos me pareciam tão donos da verdades, tão seguros de si.  Quanta bobeira! A vida é um eterno aprendizado e tem dias que a gente se sente mais assustado e com medo do que aquelas noites nas quais seus pais não queriam deixar você dormir com eles (criançada medrosa empata foda).

5 – Valorize (mais) seus pais
É clichê, mas chega uma hora que você entende que não é sobre eles serem seus pais, é sobre eles serem humanos, com as mesmas dificuldades, medos e inseguranças que todo mundo. Eles não são heróis, eles erram pra caramba igual a você. Mas são eles que sempre estiveram lá pra você, independente da merda que você tenha feito. E isso é muito precioso.

6 – Valorize sua saúde
Todos os efeitos que você não sentia aos 17, você já sente aos 27. O sol na cara porque você quer ficar morenassa, as comidas pesadas porque seu estômago é de ferro, as ressacas de um dia só… Tudo isso é coisa do passado. Seu corpo aprendeu a reclamar. Aceita que é mais fácil.

7 – Amadurecer dói, mas vale a pena
Sempre penso num pintinho saindo da casca ou numa borboleta tentando se ver livre do casulo. Não é fácil pra eles e com a gente, é a mesma coisa. A evolução é uma casca imaginária que a gente tem que quebrar aos poucos. Certos pedaços são mais difíceis e a gente acaba tendo que dar muita cabeçada – e aprender a perdoar a si mesmo por isso. O caminho é sempre o autoconhecimento, é através dele que descobrimos nossa luz própria e passamos a aprender cada vez mais sobre o amor ❤

Pode vir, nova idade! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s