Cartagena de las Índias

A beleza do caribe colombiano e o charme do histórico conjunto arquitetônico fazem do destino, um dos mais visitados da Colômbia. 

😉

Cartagena de las Indias é uma das ótimas lembrança que coleciono do meu primeiro intercâmbio – para a Colômbia. A cidade, que se exibe em frente ao mar caribenho, conserva seu estilo colonial espanhol, da época em que fora o mais importante porto das Américas.

De Bucaramanga à Cartagena, ao invés de um vôo, encarei o busão noturno que levava 14h para completar o percurso, com direito a três revistas pelos militares no caminho (do tipo que vasculham toda sua bolsa e não perdem uma cantada se souberem que você é brasileira). Foi a opção mais econômica e até achei de boa porque você vai dormindo. O único problema foi o ar condicionado congelante.

Me hospedei na casa do amigo de um amigo colombiano, que me recebeu muito bem com sua família (você já deve ter lido em algum lugar o quanto os colombianos são solícitos e gentis). De qualquer forma, passei a grande parte do tempo sozinha, porque alguém ali tinha que trabalhar né.

As praias urbanas não lembram nem de longe a imagem que temos do mar do caribe (e não chegam nem perto das praias do RJ). Sozinha, caminhei pela areia, pedi uma cerveja e almocei em uma das barraquinhas de frente pro mar. Amei minha companhia 😉 A parte chata é tentar se desvencilhar das ultra insistentes vendedoras ambulantes, que querem te empurrar uma massagem, um tererê ou uma bijouteria a qualquer custo.

O grande charme de Cartagena fica por conta da Ciudad Amurallada – ou Cidade Murada, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Para quem tem bala na agulha, com certeza, é uma excelente opção de hospedagem. Extremamente romântica, com direito a carruagens puxadas por belos cavalos, o lugar pede, sim, um passeio a dois – mas sem cobertor de orelha, que foi o meu caso, também tá valendo.

Com ruelas estreitas, varandas de madeira e flores por toda a parte, cada detalhe desse centro histórico tem sua graça e beleza. Também herança da colonização espanhola, suas muralhas foram construídas para proteger a cidade, localizada em posição estratégica, de constantes ataques de piratas, que almejavam as joias da Coroa.

Há diversas opções em bares e restaurantes. Não vi nada mais agitado, talvez, porque era dia de semana. Como o Natal estava chegando, o lugar ganhou um brilho extra, com muitas luzes e enfeites.

Imponente, o Castillo San Felipe de Barajas foi uma grande obra militar construída pelos espanhóis e merece ser visitado em sua passagem por Cartagena. Por dentro, pequenos túneis subterrâneos que levam a antigos depósitos de pólvora e armadilhas para possíveis invasores.

O sol de Cartagena é escaldante, então é muito importante que os cuidados com a proteção da pele sejam levados à risca até na hora de passeios como esse.

Mais um dia lindo nesse encanto de cidade, aproveitei para fazer aqueles cruzeiros farofões. Existia a opção de ir de lancha, mas preferi esse com muita gente, bom pra enturmar, né? E não deu outra: um garotinho de uns 9 anos na época achou o máximo fazer amizade com uma brasileira e acabei ficando com a família dele – que como bons colombianos, me trataram super bem em nosso passeio pela Isla del Rosario. Agora, sim, um mar típico caribenho!

Na primeira parada, duas opções, pagas à parte: fazer snorkeling ou conhecer o aquário da ilha. Não quis nenhuma das duas e fiquei perambulando, tirando fotos. Ouvi dizer que o snorkeling não vale muito a pena.

A segunda parada foi numa praia, da qual não me lembro o nome, onde almoçamos e eu conheci o famoso arroz de coco. Não me agradou muito, mas não é ruim.

Foi um passeio de um dia inteiro, super animado e compensador, bem como tudo em Cartagena. Se eu não me engano, foi a primeira vez que turistei sozinha e descobri que essa modalidade pode sem muito legal. Mas disso eu falo em outra hora.

Se você já foi ou pensa em ir em Cartagena, comenta aqui, que a gente troca mais ideia!

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s